terça-feira, 12 de abril de 2011

Tragédia no Japão



Por: Hellen Costa da Silva

O mundo inteiro ainda está assombrado com a sequência de imagens assustadoras do terremoto, do tsunami e dos resgates. Uma das situações mais graves é em Minami Sanriku, onde mais da metade da população está desaparecida. Até agora, o governo só localizou 7.500 dos 17 mil habitantes.
 
O número oficial de mortos já chega a 2000, mas pode chegar a mais de 10 mil. Acredita-se que muitos mortos ainda estão dentro de veículos que foram lançados durante o tsunami. São mais de 2 mil desaparecidos.

Os prejuízos do tsunami e terremoto que acometeu o Japão, no dia 11, já está estimado em 170 bilhões de dólares.

A tragédia também ocasionou na queda financeira do país. Houve desvalorização da bolsa de valores de Tóquio pois muitas empresas tiveram sua produção interrompida. É o caso da montadora Nissan, cujas ações caíram 9,5% após a suspensão de sua produção. Toshiba, Honda e Hitachi passam por problemas semelhantes.


Estima-se que a recuperação financeira do Japão irá demorar por volta de 6 meses ou seja lá para o final desse ano a economia do país tende a se normalizar. 


Muitos dizem que a tragédia que ocorreu no Japão, foi a consequência de tantas poluições, mas a ciência explica outra coisa. 

 Tudo aconteceu porque a localização do Japão é bem na junção de 3 placas tectônicas: Eurasiana, Placa do Pacífico e Placa das Filipinas. 

Os terremotos ocorrem quando as placas tectônicas se movem e pelo fato de não estarem agrupadas, por este motivo elas estão em bastante movimento, ocorrendo também a subducção ( é uma área de convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra.).

 O tsunami é um termo japonês que significa “onda no porto” é uma série de ondas gigantes quase sempre tem origem quando tem um terremoto no fundo do mar também chamado de maremoto provocado pela movimentação de placas imensas de rochas, quando elas se movimentam liberam uma energia enorme, existe um desequilíbrio da força entre as placas.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário