segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tragédia Nuclear no Japão

Por: Bianca Chaves

Cenário do Japão é apocalíptico segundo comissário da União Européia, o Japão está próximo de um grande desastre nuclear após uma forte explosão na usina de Fukushima Daiichi, situação no Japão agora só perde para o episódio ocorrido em Chernobyl (Rússia -1986).

A radiação detectada na usina de Fukushima Japão caiu drasticamente após o fim do incêndio no reator avariado, o governo japonês pede calma a população e recomenda para as pessoas que vivem a menos de 30 Km da usina que não saiam de suas casas, já para aqueles que moram a menos de vinte kilometros  da usina de Fukushima o governo do Japão esta determinando que se deixe o local.


A grande maioria dos funcionários da usina Fukushima já foi retirada do local, mas cerca de 70 homens ainda continuam trabalhando para tentar conter o problema, há ainda o temor que venha ocorrer novas explosões provocando o derretimento dos núcleos dos reatores e uma liberação ainda maior de radiação no ambiente, o que com certeza viria agravar enormemente essa tragédia, em Tóquio os níveis de radiação estão acima do normal, porém ainda não apresentam nenhum risco para a saúde.


Cerca de 180 mil pessoas já foram retiradas de um raio de vinte kilometros da usina de Fukushima, sendo que 22 pessoas estariam sob tratamento devido a exposição à radiação.


Diversos países do mundo apresentaram preocupação com as instalações de suas usinas nucleares, Alemanha, Índia,  Áustria e Suíça já anunciaram que vão fazer mudanças em seus programas de energia nuclear, o Brasil também já se pronunciou porém anunciando que o sistema nuclear do Brasil é perfeito e não há com o que se preocupar.


Especialistas apontam o Brasil como despreparado para um possível acidente nuclear em Angra, no caso de uma emergência a população não tem qualquer condição de evacuar a área com rapidez, não existem estradas  nem ferrovias para uma fuga rápida em massa, o único caminho seria o mar e com certeza não seria possível uma fuga em massa rapidamente através de barcos, a população ficaria presa e indefesa, a mercê da própria sorte, sem contar que não há nenhum treinamento para a população nesse sentido o que dificultaria ainda mais a proteção da população. Sabemos que o número de mortos no Japão só foi milhares de vezes maiores devidos o preparo da população em relação a situações de perigo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário